sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Kafka, a metamorfose da literatura

Franz Kafka

"Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso." - Inicio do primeiro capítulo de "A Metamorfose", de Franz Kafka.
Ontem, quinta, 27 de setembro, tive meu primeiro contato com um dos maiores escritores do século XX. Embora tardio, este encontro para mim foi bastante peculiar. Já havia muito ouvido falar de Franz Kafka (1883-1924). Este escritor extremamnete descritivo, me vez viajar por alguns momentos por suas palavras, sobretudo sua biografia me chamou a atenção.
Ainda no interior do Sebo Leitura, na Marechal Deodoro, próximo a praça Carlos Gomes, no centro de Curitiba, eu estava sem pretenção nenhuma de comprar algo. Olhado os CDs e vinis, algo me pertubou, por ver tantos livros ali. Não que seja anormal ver livros em um sebo, algo até mesmo redundante de minha parte. Mas fui acometido por uma vontade de enfim comprar um deles, levá-lo para casa, qualquer um que fosse. Pouco me importava o título.
A muito meu colega e amigo de faculdade, e de outras sircunstâncias também, Rodrigo Pinto, já me dizia e convencia da grandeza de uma das obras de Kafka, "A Metamorfose". Algumas vezes já haviamos visto edições de bolso desta obra, porém nenhuma delas me havia cometido a vontade de compra-lo ou mesmo lê-lo. Negligênica. Depois de iniciar a leitura vi o quão tolo havia sido quanto as considerações sobre esta obra.
Enfim, perguntei a uma das atendentes, se por acaso um exemplar de "A Metamorfose" estaria disponivel em seu estoque (ou acervo?). Ela me respondeu afirmativamente. Me levou a seção de "Literatura Universal", algo um tanto exagerado, mas tudo bem não me dou com formas de classificação e legenda, mas isso agora não importa muito.
Eu nem mesmo sabia que o primeiro nome de Kafka era Franz, suspeitei ao ver a atendente procurá-lo na seção "F". Emfim encontrou, dois exemplares, a primeira, uma edição de 1975, e a segunda de 2006. O primeiro custando R$ 2,00 (relamente estava bem gasto), logo o segundo, fato que até me surpreendeu, estava em otimas condições, parecia mesmo que nunca havia sido sequer lido, as páginas estavam simetricamente ondenadas como se acaba-se de tirá-lo da embalagem. Custando R$ 8,00, decidi imediatamente. Me dirigi ao caixa e consumei a compra.
Uma curiosidade esponatanea me sobreveio, algo que antes não sentia quanto a esta obra e autor. Ainda dentro da loja havia folhado o livro, e vi algumas coisas, na biografia de Kafka que me chamaram a atenção. Algo estranho de certa forma, o interesse tocou o autor e não necessariamente a obra.
Atravessei a praça Carlos Gomes, para encontrar um amigo. Alceu, mas inicialmente pouco conversamos, eu me detinha na leitura da apresentação, nota do tradutor e voltava mais uma vez a biografia de Kafka. Emfim a tarde cheguei em casa.
Passei, além de outros afazeres, a ler o livro, não me cansei, afinal a riqueza de detelahes apresentada inicialmente me fez viajar para o pequeno e claustrofóbico universo de Gregor Samsa. Sua metamorfose, seus conflitos matinais com o trabalho e família. Seus questionamenstos solitários e sua subrodinação, indesejada mas inicialmente aceita.
Todas estas questões me fizeram uma angustiante indagação. A metáfora da vida de Gregor, o que ela quer me dizer? Porque, este pequeno livro é cultuado e possui uma volumosa crítica a seu respeito?
Fui até a internet, descobri inumeras análises deste livro e até que ponto ele é uma relato sobre o próprio universo do solitário Kafka. Estas questões sinto em dizer aos que ainda não leram, não poderei desvendar assim, aqui e agora, pois ainda não finalizei minha leitura. E acredito que mesmo tendo-a terminado, dadas as situações levantadas pela obra e sua complexibilidade, não poderei respondelas.
Acredito que isso é o grande "barato" desta narrativa, se não for, não sei, descobrirei. Findo aqui, "sem mais delongas" (frase plagiada de Rodrigo), dizendo o fascinio que em poucas horas me causou Kafka, e tenho certeza, minha obseção por sua biografia aliada a sua obra me darão algumas importantes respostas sobte este escritor, mesmo tendo eu merito nenhum para ousar querer desvenda-lo, mas acredito que esta ancia inicial me traz esperança.
A literatura é, sobretudo a narrativa, a grande maneira descobrirmos os grandes mistérios. Seja pela interpretação do autor, seja pela sua "viajem" paralela a esta interpretação.
Espero logo, aqui neste espaço poder apresentar minhas conclusões. E quanto a Kafka, leia, e comprenderá isto que digo. Defini-la assim inicialmente, sua obra, que posso dizer, anacrônica seria o adjetivo.
Quem foi Kafka: Escritor tcheco, nascido na cidade de Praga, em 1883, quando esta ainda pertencia ao império Austro-Hungaro. Judeu, que falava e escrevia em alemão. Ecreveu várias obras, entre elas "A Metamorfose" e "O Veredicto" (1912). Embora, em 1915 tenha recebido, por sua obra o prêmio de literatura alemã, não recebeu seu devido reconhecimento em vida. Morreu em 1924, no sanatório Hoffmann, em Kierling, foi enterrado em Praga. Solitário, nunca se casou, apesar de quatro noivados. Permanecia por muito tempo só, timido, assim escreveu suas obras e se tornou um dos maiores escritores do século XX.
N.A.: A edição de "A Metamorfose" que leio é a da editora L&PM Editores, feita em 2001, versão comentada pelo tradutor Marcelo Backes, edição de 2006. Vem juntamente com esta obra inicial uma segunda obra de Kafka, "O Veredicto".

Um comentário:

GBertrand disse...

N'est-il pas correct de donner le nom de l'auteur et l'adresse de l'image qu'on "emprunte" ?
La voici donc:
http://www.gerard-bertrand.net/PRO_ritz.html
Merci !