segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Sincronizar a Batida!

Representação de alguns segmentos musicais


Hoje, dia 1º de outubro é o dia mundial da MÚSICA! Veja o "porque" de gostarmos tanto, e porque este elemento é e foi tão presente na vida de literalmente todas civilizações e pessoas do mundo através dos tempos.

Já imaginou a nossa vida sem musica? Não um determinado segmento musical como rock, hip hop, funk, música clássica, e sim sem nenhum deles? Teríamos um mundo sem graça não é? Por que será que gostamos de música e por que fazemos música? Por gosto, por prazer, são resposta bem prováveis. Contudo a pouco tempo uma pesquisa realizado pelo cientista Daniel Levitin, da Universidade de McGill de Montreal no Canadá trouxe elucidação científica a esta questão. Teve constatações surpreendentes, após um teste feito com a participação de treze pessoas que foram submetidas à ressonância magnética enquanto ouviam música. Os resultados foram tão reveladores, que quando interrogado o cientista Levitin disse "O resultado do trabalho é a mais detalhada descrição já obtida pela ciência da refinada orquestração entre várias regiões do cérebro envolvidas na coreografia musical”.
A pesquisa apontou os seguintes conceitos.
Muito do que escutamos não é oriundo do mundo exterior, mas sim de dentro de nosso próprio cérebro, as moléculas de ar fazem vibrar os tímpanos e ele envia ao cérebro às alterações de grave e agudo, assim com essas vibrações o cérebro as mede e constrói a representação interna da totalidade dos efeitos sonoros.
Mas não para por ai, ele ainda descobriu uma fato interessante, de que quando uma pessoa escuta um som que lhe agrada, como estilo musical preferido, e não um ruído ou barulho qualquer, um setor do cérebro é ativado, o SIC, uma parte do cérebro responsável pela coordenação motora, e não tem nada a ver com emoção. Por que então esta parte só é ativa quando escutamos música sendo que a própria musica é responsável por proporcionar momentos emotivos?
A resposta encontra foi a que, o cérebro além de representar o som musical ele também sincroniza este som. Por isto usa esta faceta cerebral responsável pela coordenação, ela é quem sincroniza as batidas, a freqüência sonora. Mas o que faz sentirmos sensações de prazer é que nosso cérebro cria um certo jogo de adivinhações, onde ele tenta adivinhar a próxima batida, se acerta ótimo, se é surpreendido melhor ainda, o prazer neste jogo de adivinhações é o que nos traz sensações tão completas ao escutar nosso estilo de musica preferido. A música é tão importante em nossa vida, pois necessita de várias partes do cérebro para ser interpretada, estimulando e o que é melhor dando-nos prazer. Entendeu agora porque você curte tanto sua música, só deixar o som rolar e “sincronizar” a batida.
Parabéns a todos os músicos e entusiastas da música! Parabéns a nós todos que nos deleitamos com este elemento criado desde os remotos idos da formação deste mundo. Viva a Música, seja ela como for!
Hoje é dia também:
Da Esquadra Brasileira
Internacional da Terceira Idade
Do Diário Oficial brasileiro
Do Vendedor

Nenhum comentário: