domingo, 20 de abril de 2008

A coisa no muro

© Brendan Regan

O real é o ver. O muro está lá.

O tocar, sentir, qualificar, julgar.

Encontrar semelhança no inesperado.

No cognato.

Viver é realidade.

Realidade é existência.

Realidade é o não tocar. O Ver.

Vejo em minha mente.

As imagens se formam nas trevas mais tormentas da minha mente.

Na ausência da luz se move.

É escuro.

Sem ritmo.

Sem cadência.

Com vida própria

***

A ficção é realidade.

Não é criação. Fruto de criação.

Tudo, vejo, toco. Criado.

A ilusão é uma criação. Real.

Ela existe em algum lugar.

O que é o real?

Você é real?

O que é iludido?

Você é iludido?

O que vê e o que toca é real?

Suas ilusões sem nexo são reais?

Elas têm vida própria.

Sentam e a mim... Falam comigo.

São tão reais que posso sentir seu cheiro.

Sua respiração ofegante. Seu olhar perverso.

Ela nasce, vive e morre.

Todos os dias, dentro de mim.

Fora de mim.

Dentro e fora de mim.

Ela fala, ela grita. Devassa. Me silencia.

***

A ilusão. É real.

Está aqui do meu lado. Do seu lado.

Sinta seu coração pulsando.

Seus poros abrindo e fechando e o suor saindo.

Está frio.

Não sei, na verdade se ela é, assim, verdade.

Ilusão, ficção, real.

Ficções das ilusões reais.

Iludidas em meio à realidade ficcional.

***

Ilusão, ficção, real.

O que mais te atrai?

Qual você quer ler no jornal de amanhã?

Qual quer assistir no programa de TV?

Qual deles soa melhor em prosa, verso, música?

Qual prefere que sente ao seu lado?

Uma eterna ciranda de ilusões, ficções, verdades.

Corra. Ela está em todos os muros.

Daqui até o fim.

O fim é real?

As coisas que vão e vem do fim são verdadeiras?

Quem vem depois do fim? Existe?

Iludido? Inventado? Verdadeiro?

O que atrai? O fim te atrai?

A ilusão do fim é apenas ficção. Ele é real.

Metáforas da realidade infinita.

Sem mensura. Sem fim.

Tudo que eu vejo.

Que você vê.

É real.

Nem sempre existe.

Descanse. No muro tinha uma coisa.

Ela não esta mais lá.

Somos a coisa no muro.

Ele não existe mais.




Obrigado a Bruna pelas discussões sobre os textos noticiosos. Dedicado a E.D.A., pelas vezes que me escutou sem reservas. Wonderwall.

4 comentários:

Anônimo disse...

matou a pau, não olhou pra trás, saiu andando, dobrou a esquina e ligou pra polícia se entregando

AllDream disse...

Hey, Jadson, creio que a realidade é tudo aquilo que podemos acreditar em um certo momento, mesmo que não seja o que queremos!

Abraços!

Unknown disse...

valeu! muito real tudo isso. Quando precisar de uma amiga estou aqui! Beijo

Anônimo disse...

Essas coisas existencias são bem confusas, ás vezes, acabam se tornando um pouco complexas. Tenho medo de falar, mas né.
"A ilusão do fim é apenas ficção. Ele é real."
Acho que o fim pode ter volta. Assim, a ilusão é real e a ficção é uma ilusão.