segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Che, 40 anos de sua morte

Che Guevara

Faz quarenta anos. Exatamente a quarenta anos atrás, dia 8 de outubro de 1967, Enesto "Che" Guevara era capturado pelo exercito boliviano com ajuda da CIA (agência e inteligência norte americana). Em meio a mais uma tentativa de revolução, o grande lider argentino é preso e no dia seguinte (9 de outubro) é morto por soldados bolivianos com oito tiros, na pequena cidade de La Higuera. Antes disso Che ja havia liderado duas revoluções: A de Cuba em 1959, com sucesso e a do Congo em 1965, fracassada. Depois de ser morto foi enterrado ali mesmo, nesta pequena cidade, somente em 1997 seu corpo foi levado ao um mauzoléu na Cidade de Santa Clara em Cuba.
Nasceu em 14 de junho de 1928 em Rosário, Argentina, descendente de espanhóis e irlandeses. Ernesto Guevara de la Serna, este era seu nome completo, mas recebeu alguns apelidos durante a vida. Apesar de sofrer de asma foi um jovem ativo, jogava rúgbi, e por jogar com um carater agrssivo recebeu o apelido de "Fuser", que é a junção de "El Furibundo" (o irado) e seu sobrenome Serna.
Durante a faculdade de Medicina, cursada na Universidade de Buenos Aires, viajou pela América Latina. A mais famosa de suas viajens foi a que fez com seu amigo bioquímico Alberto Gramado em 1952, onde de seu "Diários de Motocicleta" um filme foi feito em 2004 pelo cineasta Walter Salles.
Nestas viagens, Che, percebeu que os problemas de toda a América Latina eram iguais e que na verdade aquele continente constituia um único povo. A partir disso iniciou sua militancia política que foram dos estudantes argentinos até as guerrilhas pelo mundo.
A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas e pôsteres geralmente utiliza uma famosa pintura feita pelo artista plástico irlandês radicado nos EUA Jim Fitzpatrick a partir da foto tirada por Alberto Korda, que se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo.
Ao redor do mundo, e mais intensamente na America Latina Che é considerado um grande líder revolucionário, um héroi para muitos.

Abaixo vão algumas fotos que selecionei sobre Che:

Estátua de Che na Bolívia

Vila La Higuera, homenagem a Che

Monumento em Cuba




Nenhum comentário: