segunda-feira, 2 de abril de 2007

Nós ainda achamos que podemos escolher!

Coca-Cola compra centenária Matte Leão e agrega a sua linha mais 60 itens, tornando-se a maior empresa do ramo no Brasil.
E nós achávamos que podíamos escolher! Infelizmente mais uma vez isso acontece, como já aconteceu varias vezes. Eles aumentam e agente fica cada vez mais refém, se quiser comprar não tem escolha, é de um só. Ai sim, era tudo o que eles queriam, porque podem manipular, aumentar ou abaixar, melhorar ou piorar. Não mas isso não pode, o governo tem o poder de interferir em favor do consumidor, não tem? Sim, sim claro e agente ainda acredita nisso. Estamos realmente na posição de “cativos”.
Por que no Brasil as coisas são dessa maneira? Os caras vêm, acabam com nossa reputação, com nossa cultura (se é que um dia tivemos uma autêntica), com nosso amor próprio, mas não basta tem que vir e monopolizar nosso mercado, e o que é pior acabar com nossas industrias, agregando-as ao seu patrimônio.

A compra da empresa Leão Junior (dona da marca Matte Leão), uma empresa 100% paranaense, que existe desde 1901 e que no ano passado faturou R$160 milhões, com aumento de 18% sobre o ano anterior, pela Coca-Cola Company, nos mostra o quanto estamos vulneráveis no que diz respeito a mercado consumidor livre. Apesar da relutância de outras empresas do ramo, tais como a Pepsi, que moveu uma ação judicial contra esta compra, alegando possibilidade de monopólio no mercado brasileiro, o que quase ocasionou o impedimento da negociação pelo governo. Ainda assim, a influência da grande multinacional falou mais alto ($$$$$$) aos ouvidos do “poder público” .
Agora toda esta fatia do mercado (R$160 milhões) ao invés de ficar em nosso país, gerar impostos, e consequentemente benefícios a nós mesmos (bem, era pelo menos o deveria acontecer), vai direto para o “bolsinho” de Coke and American Idiots. E mais umas vez ficaremos aqui consumindo e se entregando para esses capitalistas que nada mais querem do que nos tirar o último “tostão” furado e enviar tropas por todo o mundo levando a violência e a morte e o que é pior alienar-nos fazendo pensar que o seu maior objetivo é a democracia e a liberdades dos povos.
Mais uma vez estamos contribuindo para o agravamento da situação atual, que, diga-se de passagem, esta totalmente errada. Que fazer se nós ainda achamos que podemos escolher!
Fotos: Index Stock Images / Montagem: Jadson Tinelli

Um comentário:

Anônimo disse...

Jay JAy,

Adorei seu texto. Um pouco romântico e extremista, mas um ponto de vista muito bom e sensato. Eu acompanhei pelos jornais a negociação e concordo que nós consumidores temos cada vez menos opções, apesar da publicidade querer provar o contrário. Sua iniciativa foi muito positiva: um cidadão paranaense preocupado com o (não) desenvolvimento do Estado.

Parabéns!

***NOTA: agradeço aos alertas da Paula, Rodrigo e Eloá e peço desculpas ao Jadson. Não irá repetir-se. O Blog volta à essência. Obrigado.