domingo, 18 de março de 2007

O TEMPO MUDOU, VOCÊ PERCEBEU?

O tempo mudou você percebeu? A alguns anos atrás ele era mais regular. Quando era verão, era verão, quando inverno, inverno e nada mais. Porém agora, os verões estão se prolongando, e cada vez apresentam dias mais quentes. E o nosso velho amigo inverno quase não aparece, acho que ele se esqueceu de nós. Se fosse só isso, tudo bem (isso para ser mais conformista), mas é furacão, tsunami, terremoto, ciclone, descongelamento das geleiras, tempestades tropicais, maremotos, etc. Até o Brasil com sua fama de país tropical esta com o tempo “louco”. É, porque eu mesmo nunca tinha visto dar ciclone em climas tropicais, mas pudera, se no mundo todo a coisa esta mudada, nosso “paisinho”, mero 3º mundo, é que não iria ficar de fora dessa festinha.
Mas porque isso tudo esta acontecendo? Porque essas mudanças estão se dando de forma tão inesperada e radical? Será que é o fim do mundo? Ou apenas mais uma fase da evolução de nosso planeta? Vamos sobreviver a ela? Certamente estas perguntas têm resposta, e o que é mais confortante, elas nos mostram a solução para este “problemão”, que já esta em fase planetária.
Desde os primórdios da evolução industrial e tecnológica, a humanidade se desfaz do que lhe é sobressalente, ou seja, joga no meio ambiente seus dejetos, sejam eles sólidos líquidos ou gozosos.
A natureza da conta de eliminar seu próprios dejetos, porém ao receber elementos a ela estranhos, modificados quase que por inteiro pelo homem, o processo de deterioração se da de forma mais lenta ou em muitos casos não ocorre. E eles ficam lá, jogados, modificando aquele ecossistema e os indivíduos nele contidos.

No caso da atmosfera, o acumulo de gazes a torna mais densa, ocorrendo desta maneira um aprisionamento de calor, mais do que deveria naturalmente acontecer. Isso por que o Efeito Estufa é necessário para a existência da vida na terra, pois ela por si só não consegue absorver do sol o calor que necessita, assim a atmosfera forma uma espécie de estufa refletindo a terra o calor e o mantendo “aprisionado” por um tempo até que seja absorvido e assim volte ao espaço. Mas com o aumento elevado de gazes como CO2, CFCs e outros essa camada se torna cada vez mais “grossa”, aprisionando assim, calor em excesso promovendo assim o Aquecimento Global.
Todas estas modificações antropofágicas (causadas pelo homem) tem feito com que o meio ambiente se torne diferente, por vezes estranho, os efeitos destas atitudes tem se revelado no clima (mais intensamente) e nos ecossistemas. O que acontece com algo que tem sua estrutura mudada é mudar radicalmente também. Trazer a tona seus efeitos e com eles atropelar o que estiver em sua frente. Tanto ecossistemas quanto o clima estão intimamente ligados provocando assim uma alteração na disposição do planeta. E onde será que vivemos? Aqui, onde mais seria. E se a natureza está sendo modificada negativamente, quem serão os principais afetados? Nós mesmos. Pode-se com isso concluir que as principais “armas” de destruição em massa não são as bombas mas sim as atitudes contra o meio, ou seja, nossa própria casa!
Infelizmente, agente demorou a perceber, antes tarde do que nunca. Mas o que dizer de quem viu, mas finge que não? Dos omissos e egoístas que pensam apenas em seu conforto e comodidade e se esquecem de muitos, que tem os mesmo direitos, mas que não estão sendo cumpridos em função da arrogância, ganância e auto-proteção irresponsável? De que adianta fingir resolver pequeníssimos problemas, que dado o estado mundial, pouco vão influenciar, sabendo que muito mais pode ser feito? É porque a “aguinha” mineral nunca ira lhes faltar, porque uma limusine e um “Air Force One” sempre estarão ao seu dispor, e porque sua casa de cor branca nunca foi inundada muito menos levada por um furacão.
Não seja você responsável por estas catástrofes, se até hoje pouco fez, procure ser mais influente, tenha atitudes de respeito para com o planeta. Faça sua parte, se o mundo “explodir” assim mesmo, você ao menos terá a consciência tranqüila. Demonstre que você é diferente, não por reconhecimento ou admiração, mas com sinceridade e mostrando seu amor por si mesmo e pela sua casa, que por sinal é a “casa” de muitos como você. Talvez assim, um dia, agente possa rever o nosso amigo inverno de novo.

2 comentários:

Rodrigo "O Pinto" disse...

ótimo texto Jey !!

como eu já disse : "Ame o próximo e salve sua pele."

abraços

Anônimo disse...

amei amei! esse blog ta a cada dia melhor!!!